Google Tradutor

quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Momentos da História- Conflitos na Palestina

Na aula de história já faz uns dias, a professora nos passou algumas questões associadas ao conflito árabe-israelense (por estarmos lendo o livro "Uma Garrafa No Mar de Gaza"), e precisamos postar elas em nossos blogs. Aqui estão as perguntas feitas pela professora e as respostas respondidas por mim:


1)Afinal de contas, o que é um estado-nação? Sempre existiram? Quando começaram a ser importantes para a história da Europa? E da América?
R: Um estado-nação é basicamente um país que tem sua identidade própria e é homogênea. Começaram a existir na Europa. Portugal é um estado-nação por exemplo e é um grande exemplo de estado-nação europeu.

2)Porque é importante definir territórios? E estabelecer identidades nacionais? E governos próprios?
R:Na minha opinião definir territórios é importante para conseguirmos demarcar limites para que não hajam conflitos por terra, para o país ter seu espaço reconhecido e ser definitivamente um país. Para que haja uma própria identidade governamental sendo ela a forma de governo que rege o país.

3)O que é um estado laico?
R:Estado laico significa um país ou nação com uma posição neutra no campo religioso. Também conhecido como Estado secular, o Estado laico tem como princípio a imparcialidade em assuntos religiosos, não apoiando ou discriminando nenhuma religião.
O Brasil é oficialmente um Estado laico, pois a Constituição Brasileira e outras legislações preveem a liberdade de crença religiosa aos cidadãos, além de proteção e respeito às manifestações religiosas. 

Fonte:http://www.significados.com.br/estado-laico/

4)Pesquisar os principais episódios do conflito Israel x Palestina: A guerra de 1948, a guerra de 1956, a Guerra dos Seis Dias de 1967 e a guerra do Yon Kippur de 1973.
R:A guerra árabe-israelense foi um episódio do confronto onde houve a partição da palestina (plano da ONU), para criação do estado israelense. Ma quem estava ali eram os árabes muçulmanos que tiveram de fazer guerra para tentar continuar com seu território, mas não conseguiram.
A guerra de 1956 conhecida como guerra do Suez que envolvia França, Grã-Bretanha e Israel contra o Egito, foi uma guerra pela disputa do canal de Suez que era de grande importância para eles, pelas suas colonias na África, intervindo e ajudando França e Grã-Bretanha veio Israel para ajuda-los, o Egito teve ajuda da União Soviética e acabou expulsando os invasores.
A guerra dos Seis Dias foi um conflito armado e envolveu Israel contra Estados árabes pela alta tensão que havia entre eles israelenses e árabes queriam atacar uns aos outros. Mesmo sendo em maior quantidade os estados Árabes perderam para Israel que acabou ganhando território e destruindo o armamento árabe.
A guerra de 1973 é chamada de Yon Kippur por causa do feriado que acontece em Israel no dia 6 de outubro eu foi onde começou a guerra com um ataque da Síria e do Egito, que queriam destruir Israel como vingança, depois da guerra dos seis dias. Acabaram perdendo ao final da guerra pois o poder de fogo de Israel era maior e tinham o apoio dos EUA enquanto os árabes tinham o apoio da União Soviética.

5)Pesquisar principais líderes- no contexto do conflito- biografia, participação importância, etc.
R:O conflito envolveu vários líderes principalmente israelenses sendo eles comandantes e líderes de exército.

6)Pesquisar sobre o que foi a Primavera Árabe e os conflitos atuais.
R: A Primavera Árabe é uma seção de protestos feito pelos povos de certos países para conseguir diversas coisas de interesse social e do povo.
Os conflitos atuais entre Israelenses e palestinos são mais orais do que armados como não acontecia no século XX, mas sempre palestinos buscam um estado independente como os israelenses conseguiram.

Espero que tenham gostado do livro Uma Garrafa No Mar de Gaza e das postagens feitas sobre eles, visitem infográficos ajudam bastante a entender os conflitos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário